
No momento em que se pensa em abrir uma empresa no Brasil, a primeira preocupação é o caminho burocrático que o processo de viabilização do negócio irá percorrer.
Porém, antes mesmo de dar entrada em todo processo de abertura da empresa, a primeira coisa à qual se deve dar a devida atenção é o registro da sua Marca/Identidade Visual
A sua marca é o núcleo do seu negócio, é ela que irá definir a visão que os consumidores terão sobre as suas transações comerciais e como irão se conectar ao seu produto, influenciando diretamente na prospecção de clientes. .
Quando bem cuidada, a marca pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é ela o principal elo entre o negócio e o cliente, podendo chegar a valer mais do que a totalidade do próprio negócio, tendo como exemplo prático a marca Coca-Cola, que possui um valor de mercado inestimável.
Ter uma marca bem elaborada e condizente com o seu produto é essencial para se destacar no mercado de trabalho, sendo uma ferramenta para se diferenciar dos concorrentes, tornando sua empresa uma referência em sua área de atuação.
Devido a importância da marca em seu negócio, é extremamente necessário protegê-la. A forma para proteger a sua marca é registrando-a perante o órgão competente INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que a avaliará dentro dos parâmetros legais necessários.
Portanto, o momento ideal para o registro da sua marca é antes ou no início da abertura do seu empreendimento, evitando, assim, que os copiadores se utilizem dela indevidamente ou que a registre antes de você, lhe causando transtornos e prejuízos.
Vantagens de se registrar a sua marca:
Exclusividade: A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional podendo ser estendida para mais 137 países, evitando que outras empresas façam a utilização indevida dela.
Investimento: O empreendedor ao registrar uma marca deve entender que o registro de marca é um investimento e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da empresa, além de gerar a consolidação da sua presença no mercado e torná-la ponto de referência em seu ramo de atuação, algo importantíssimo principalmente em tempos em que o marketing digital se tornou tão forte.
Desvantagens de não se registrar sua marca:
Riscos de prejuízos financeiros: Ao não registrar a sua marca, além de correr o risco de outra pessoa plagiá-la e registrá-la há, ainda, a possibilidade do seu produto estar usando uma marca que já foi registrada, podendo envolvê-lo, assim, em processos judiciais que podem implicar em danos materiais, ordem judicial para não utilização da marca e retirada de todo produto e propaganda veiculada com a marca não registrada.
Dessa forma o Empreendedor irá perder todo o seu investimento, tendo que recomeçar criando uma nova marca do zero.
Portanto, não registrar a sua Marca pode custar o seu negócio.